Quiminha eleva produção para 40 mil toneladas

A produção agrícola no Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional da Quiminha, no município de Icolo e Bengo, em Luanda, poderá alcançar ao longo deste ano as 40 mil toneladas, um aumento de mais cinco mil em relação à última safra.

Segundo o director-geral adjunto, Pedro Silveira, que falava em entrevista à Angop, a produção actual, estimada em 35 mil toneladas/ano permite ao projecto ter uma facturação mensal de 190 milhões de kwanzas (347 mil e 829 dólares).

O pólo, criado em 2012 e resultante de uma parceria público-privada com especialistas israelitas, tem enfrentado algumas dificuldades em relação a aquisição de algumas matérias-primas, mas ainda assim tem conseguido atingir as suas metas produtivas.

Com uma área total de mais de cinco mil hectares, o projecto Quiminha foi criado pelo Executivo angolano para reintegrar 300 famílias camponesas que trabalhavam na localidade de Icolo e Bengo em condições difíceis.

O projecto foi igualmente idealizado para contribuir não só para a diversificação da economia, mas também para o aumento da oferta de produtos para cidade de Luanda, sobretudo hortícolas, durante todo o ano.

A par da produção familiar, o projecto contempla também 64 fazendas empresariais de 50 hectares e 11 outras grandes fazendas de 64 hectares, que, quando funcionarem em pleno, a produção poderá atingir a capacidade total de 100 mil toneladas/ano.

 Desde Junho de 2016 que Quiminha iniciou a produção experimental em estufa e a céu aberto de hortícolas diversas, como cebola, tomate, alho, pepino, beringela, abóbora, pimento, cenoura, repolho, couve, milho, batata-rena, produtos que estão a ser comercializados nos principais supermercados e mercados informais da capital do país.

O projecto, gerido pela empresa Agro Quiminha, com a parceria tecnológica da israelita Tahal, tem uma quota de mercado entre 12 a 15 por cento.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

Olá, deixe seu comentário O seu comentário ficará oculto até ser aprovado pela nossa equipa.

Envie seu Comentário

Enviando Comentário Fechar :/